quarta-feira, 20 de junho de 2012

Febre tifoide

               

                     
                Febre tifoide








A febre tifóide é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella Typhi. É considerada uma doença grave onde apresenta constante febre, alterações intestinais, aumento das vísceras e se não tratada pode ocorrer uma confusão mental e levar à morte. 


A principal forma de contágio é pela ingestão de água e alimentos contaminados e estes estão espalhados pelo mundo todo, mas ocorre com mais freqüência em países onde o saneamento é precário ou inexistente. Os alimentos e a água por sua vez, são contaminados através do contato com urina ou fezes humanas contendo a bactéria. Pode ocorrer um contágio direto pela mão levada à boca em situações de mão suja de fezes, urina, secreção respiratória, vômito ou pus contaminados, mas essa forma de contágio é bastante rara. 

O ácido gástrico é o primeiro a reagir contra a salmonella, mas a bactéria normalmente resiste a esse ataque e se dirige ao intestino delgado onde invade a parede intestinal e alcança a circulação sanguínea. A partir do momento em que a salmonella chega a corrente sanguínea, os sintomas começam a aparecer. A salmonella pode adentrar em qualquer órgão e se multiplicar no interior das células de defesa. Normalmente a salmonela invade o fígado, o baço, a medula óssea, a vesícula e o intestino. 

O contágio com a salmonella é global, mas, no Brasil a maior quantidade de casos registrados concentram-se no Norte e no Nordeste sendo a Bahia e o Amazonas os estados de maior ocorrência. 

Os sinais e sintomas são: febre alta, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite, bradicardia relativa, esplenomegalia, manchas rosadas no tronco do corpo, diarreia e tosse seca. 

A febre tifóide pode ser mais grave em pessoas com saúde precária. O tratamento se baseia em antibióticos e processos de reidratação do organismo. Dependendo do quadro clínico do paciente, o tratamento poderá ser feito em casa com medicação oral.


   
                                




Nenhum comentário:

Postar um comentário